O Brasil rodoviário, que tem uma economia dependente das estradas, segue refém do roubo de cargas. Segundo dados do documento “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o País registrou 17.230 roubos de mercadorias transportadas entre janeiro e julho deste ano. O número representa um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022.
Os embarques de cargas no Brasil, inclusive, foram classificados pela entidade – referência nacional no setor – sob grave risco de roubo de carga”. E, por isso, foi elaborado um ranking com os dez estados com maior número de roubos. São eles, por ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Juntos, esses estados representam 98% dos casos ocorridos no período. E 87% das ocorrências se concentram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
O relatório aponta, ainda, que a concentração de roubos nestas regiões tem se mantido estável nos últimos anos, o que indica a forte relação dos roubos com os locais de maior circulação de mercadorias.
Somente os estados do Sudeste somaram 79% dos roubos no segundo trimestre, o que não difere do primeiro trimestre, em que a concentração foi de 80%. Já o Centro-Oeste, representado pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, teve um índice de 3%, uma queda de 5% nas incidências em comparação ao período anterior.