Durante Café da Manhã com Gerenciadoras de Riscos, realizado no dia 21 de fevereiro, na GRISTEC, Alfredo Chaia, do CIST, Clube Internacional de Seguros de Transportes, palestrou e destacou diversos pontos cruciais, como a relevância da cooperação e colaboração no contexto da inovação, conhecimento e sustentabilidade para o mercado.
Chaia, na ocasião, ressaltou a necessidade de incorporar, qualificar, regularizar e proporcionar melhores condições de trabalho para todos os envolvidos.
Uma das questões centrais discutidas foi o papel fundamental desempenhado pela comunidade na proteção da carga e na segurança pública brasileira; além disso, enfatizou a força que o mercado de transporte e logística tem para a economia e o quanto precisamos crescer organizados e unidos.
No que diz respeito aos desafios enfrentados pelo setor, Chaia provocou a reflexão sobre a eficácia de lidar com eles individualmente e em grupo. Ele ressaltou que o setor é fortemente cobrado por garantir resultados sólidos para as operações, e que a gestão de segurança logística é uma referência mundial. Chaia enfatizou que as ameaças atuais exigem uma reinvenção constante e que um grupo pensante é essencial para enfrentar esses desafios de forma eficaz.
Ao abordar a questão da inovação, Chaia questionou se é mais eficiente realizar tarefas de forma individual ou em cooperação com um grupo estruturado. Ele ainda destacou que setores mais organizados, com entidades coletivas, tendem a gerar sinergias externas e agir de forma mais impactante na sociedade.
“Agradecemos imensamente pela presença de Alfredo Chaia, que é nosso parceiro no trabalho de unir e fortalecer o mercado de transporte e logística”, diz Bruna Medeiros, presidente da GRISTEC.