Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento

NOTÍCIAS

Quem faz a GRISTEC? – Alex Barbosa

A partir de agora, vamos mergulhar em uma jornada pelas trajetórias, responsabilidades e visões do corpo diretivo da GRISTEC, entidade essencial para o mercado do gerenciamento de riscos e monitoramento.

Desde a jornada profissional até a ascensão à diretoria, passando pelas responsabilidades diárias e os desafios enfrentados tanto na associação quanto nas empresas onde atuam, cada membro da GRISTEC compartilha sua visão única sobre o mercado, tendências relevantes e os maiores benefícios oferecidos aos associados.

Conheça, neste artigo, o papel e a visão de Alex Barbosa, Diretor de Marketing, que tem como objetivo fortalecer a imagem da GRISTEC no mercado brasileiro.

  1. Como foi sua jornada profissional? Quais foram os principais desafios que enfrentou ao longo do caminho?

Minha formação é em Jornalismo e tive passagens por diversos veículos de imprensa, tanto impressos quanto digitais, como Veja, Exame, InfoExame, Época e O Estado de S. Paulo. Posteriormente, trabalhei em agências de comunicação, especialmente na área de tecnologia na Itautec, onde atuei por 11 anos. Em 2023, fui convidado pela Bruna Medeiros, presidente, para integrar o time da GRISTEC, uma oportunidade que aceitei devido à minha experiência heterogênea e à possibilidade de lidar com desafios peculiares relacionados à defesa dos interesses das empresas de rastreamento e monitoramento.

2. Quais são suas responsabilidades como diretor da GRISTEC? Como você equilibra essas responsabilidades com os desafios diários da empresa?

Minhas responsabilidades incluem planejar estratégias de comunicação e supervisionar sua execução, além de garantir uma boa repercussão no mercado. O desafio do marketing é comunicar de forma eficaz, muitas vezes envolvendo a materialização de ideias para gerar impacto. Equilibrar essas responsabilidades com os desafios diários da empresa é uma tarefa desafiadora, exigindo habilidades de malabarismo para gerenciar agendas e demandas simultâneas.

3. O que o motivou a se juntar à GRISTEC? Existe algo em particular sobre a missão ou visão da entidade que o atraiu?

Conheço a Bruna Medeiros há bastante tempo e receber um convite pessoal para assumir um cargo de diretoria na GRISTEC foi motivador. Além disso, percebi que estar na associação me permitiria estar próximo das decisões que afetam diretamente nossos clientes e parceiros, o que considero benéfico para a empresa onde atuo.

4. Quais são os principais desafios que você enfrenta na associação e na empresa onde atua? Como você os aborda?

Na GRISTEC, um dos principais desafios é ganhar espaço nos setores em que atuamos, como transporte e proteção de cargas e veículos. Isso envolve buscar novos associados para aumentar nossa representatividade e força em pleitos e discussões relevantes para o segmento. Já na empresa (Guep), o desafio está em fornecer soluções diferenciadas para os clientes, agregando valor por meio da tecnologia e do conhecimento do setor.

5. Como você vê o mercado de gerenciamento de riscos e monitoramento atualmente? Quais são as tendências que você considera mais relevantes?

O mercado de rastreamento está passando por uma transição tecnológica, com a migração de sistemas de rede de telefonia celular 2G para 4G/5G. Isso implica em desafios financeiros, técnicos e operacionais para as empresas do setor, que precisam se adaptar às novas tecnologias para continuar oferecendo serviços de qualidade aos clientes. A diferenciação por meio da tecnologia é uma tendência relevante, com empresas buscando oferecer soluções complementares e inovadoras para se destacar no mercado.

6. Em sua opinião, quais são os maiores benefícios que os associados da GRISTEC têm?

Os associados da GRISTEC têm acesso a serviços em condições diferenciadas, além de descontos em cursos de capacitação e parcerias estratégicas que agregam valor aos seus negócios. A força da entidade proporciona uma voz mais ativa e representativa no setor, possibilitando a defesa de interesses comuns e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo segmento.

7. Como você enxerga o futuro da GRISTEC?

Vejo um futuro promissor para a GRISTEC, especialmente após as mudanças e renovações que temos implementado. A participação ativa em eventos do setor e as contribuições significativas para discussões e transformações no segmento demonstram nosso potencial e relevância. Acredito que, por meio da união e engajamento dos associados e da diretoria, continuaremos a impulsionar mudanças positivas e significativas no mercado.

8. Qual conselho você daria para profissionais que desejam ingressar no campo do gerenciamento de riscos e monitoramento?

Busque conhecimento e esteja sempre atualizado sobre as tendências e tecnologias do setor. A capacitação é fundamental para se destacar e oferecer soluções diferenciadas aos clientes. Além disso, esteja aberto a mudanças e adaptações, pois o mercado está em constante evolução. E lembre-se, a união e colaboração com outras entidades e profissionais do setor podem potencializar suas ações e contribuir para o crescimento e fortalecimento do segmento como um todo.

Saiba mais sobre Alex Barbosa no LinkedIn, clicando aqui.

logo-gristec-branco.png

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre os últimas novidades do setor. Você pode se descadastrar a qualquer momento, clicando no link de descadastramento no rodapé do e-mail.

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

SOCIAL

Siga a GRISTEC nas redes sociais

Copyright © 2023 | GRISTEC – Tel.: (11) 3807-3397 – E-mail: contato@gristec.com.br