Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento

NOTÍCIAS

Anatel, Unesco e MRE assinam acordo sobre IA e conectividade significativa

Anatel, a Unesco e o Ministério das Relações Exteriores, assinaram nesta terça-feira, 9, um acordo de cooperação técnica sobre conectividade significativa e inteligência artificial. A assinatura aconteceu durante o evento Inteligência artificial e o futuro da Conectividade: uma visão coletiva, promovido pela agência.

O acordo pretende se debruçar sobre grupos vulneráveis – os mais idosos e as crianças – que possuem pouco letramento tecnológico e dificuldade em assimilar e acompanhar a transformação digital, de modo que eles não só se conectem à Internet como tenham conectividade significativa, ou seja, de qualidade. O objetivo é propor ações, estudar maneiras de como promover habilidades digitais para esses grupos, além de mecanismos de financiamento.

Com relação à inteligência artificial, a ideia é que a Anatel promova seu uso de forma ética e responsável entre os atores do ecossistema digital. A proposta é a mesma para a conectividade significativa, ou seja, estudar, promover debates para encontrar meios para a difusão de boas práticas de IA e um modelo de governança para garantir o uso ético da tecnologia e que se tenha um órgão regulador para atuar no âmbito da IA em telecomunicações.

Estavam presentes para a assinatura Carlos Baigorri, presidente da Anatel, Marlova Noleto, diretora da Unesco no Brasil, Márcio Lopes Correa, coordenador geral da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, e Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel.

Fonte: https://www.mobiletime.com.br/noticias/09/04/2024/anatel-unesco-e-mre-assinam-acordo-sobre-ia-e-conectividade-significativa/

logo-gristec-branco.png

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre os últimas novidades do setor. Você pode se descadastrar a qualquer momento, clicando no link de descadastramento no rodapé do e-mail.

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

SOCIAL

Siga a GRISTEC nas redes sociais

Copyright © 2023 | GRISTEC – Tel.: (11) 3807-3397 – E-mail: contato@gristec.com.br