O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma calamidade pública devido às enchentes desde o início de maio. Apesar das dificuldades, as empresas de transporte e logística estão garantindo o abastecimento essencial à população. Caminhões estão trabalhando intensamente para levar alimentos, água e medicamentos dos pontos de arrecadação para os desabrigados. O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, destaca a importância do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL) nesse contexto.
“As empresas estão enfrentando grandes obstáculos devido às condições adversas das estradas, inúmeros bloqueios, acessos complicados, mas estamos comprometidos em manter nossas operações para assegurar que os produtos cheguem aos seus destinos e que a população tenha acesso aos itens essenciais. Esse cenário mostra a essencialidade do transporte e logística para toda a economia gaúcha”, relatou.
Transportadores realizam a maioria dos transportes voluntariamente. O Sindicato, através do NAS e COMJOVEM Porto Alegre, distribui refeições para entidades que auxiliam os desabrigados. Doações essenciais são aceitas, incluindo colchões, água e produtos de higiene. O NAS e SETCERGS servem como pontos de apoio e resgate, oferecendo lanches. Recursos online, como mapas de rodovias e informações sobre condições das estradas, são disponibilizados pelo SETCERGS para auxiliar empresas e população. A Campanha S.O.S Rio Grande do Sul – Carreta Solidária foi lançada pelo sindicato para ajudar as vítimas das enchentes.
As doações podem ser feitas por meio do PIX nas@setcergs.com.br; entregues pessoalmente na sede do SETCERGS (Av. São Pedro, 1420, Bairro São Geraldo – CEP.: 90230-124) ou nos pontos de coleta da Campanha S.O.S Rio Grande do Sul – Carreta Solidária em diversas cidades que podem ser conferidas no site www.setcergs.com.br.