O roubo de cargas no Brasil é uma ameaça crescente que afeta diretamente a economia e a segurança do país. Facções criminosas expandiram suas ações, principalmente na região Nordeste, em estados como Pernambuco, Bahia e Maranhão, impactando a cadeia logística e gerando perdas financeiras significativas.
Dados de 2022 divulgados pelo Jornal BNews mostram que as cargas mais visadas naquele período pelos criminosos foram as cargas fracionadas (35,5%), seguidas por alimentícios (21,5%), eletrodomésticos (6,5%), bebidas (6,0%) e produtos do agronegócio (4,7%). Estes números ressaltam a urgência de estratégias de segurança mais eficazes e políticas públicas para reduzir os índices de criminalidade.
“As perdas financeiras diretas para empresas transportadoras e embarcadores são apenas a ponta do iceberg. O aumento dos custos de seguro, a necessidade de investir em medidas de segurança adicionais e os atrasos nas entregas afetam toda a cadeia logística. Isso resulta em preços mais altos para os consumidores e prejudica a competitividade das empresas da região. Além disso, a insegurança afasta investimentos no setor logístico, afetando o desenvolvimento econômico local”, disse Anderson Hoelbriegel, diretor de segurança empresarial da ICTS Security, empresa de origem israelense que atua com consultoria e gerenciamento de operações em segurança.
Análise temporal e geográfica
Um estudo da ICTS Security analisou o panorama do roubo de cargas no Nordeste, com foco nos anos de 2022 e 2023, além dos primeiros quatro meses de 2024. A pesquisa revelou que a região Nordeste teve redução de cerca de 1% nos índices de roubos de carga, consideravelmente menor que a redução de 9% registrada na região Sudeste e a de 26% na região Sul. A análise também apresentou uma tendência de queda contínua dos roubos de carga ao longo de 2023, com uma redução de 26% nos primeiros quatro meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.
Os estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão lideraram em número de incidentes em 2022. Em 2023, o Ceará ultrapassou o Maranhão, mas nos primeiros quatro meses de 2024, o Maranhão recuperou sua posição. A concentração desses crimes em áreas estratégicas para o escoamento de mercadorias ressalta a necessidade de investimentos e integração entre segurança pública e segurança empresarial.
Rotas críticas e estratégias de prevenção
A rota Nordeste-Sudeste facilita tanto a movimentação de mercadorias lícitas quanto a exploração por organizações criminosas. Para combater essa problemática, é essencial uma ação coordenada entre as forças de segurança dos estados afetados e maior vigilância nas principais rotas de transporte.
A abordagem multifacetada para prevenir o roubo de carga inclui:
• Parcerias público-privadas: investimento conjunto em câmeras de monitoramento, iluminação adequada e estratégias de enfrentamento às organizações criminosas e quadrilhas especializadas .
• Tecnologias embarcadas: utilização de rastreadores veiculares, sistemas de bloqueio remoto e outras tecnologias de segurança, suportadas por uma boa infraestrutura de internet, pode dificultar ou impedir o roubo e facilitar a recuperação de cargas.
• Troca de informações: colaboração entre segurança pública e segurança empresarial para operações cirúrgicas e identificação de manchas de quase-incidentes, ou seja, sinistros que por algum motivo não se concretizaram, mas são pontos de abordagem criminosa conhecidos por motoristas e responsáveis pela roteirização nas empresas do segmento logístico.
• Treinamentos: capacitação sobre segurança, percepção de riscos, identificação precoce de ameaças e procedimentos de autopreservação em caso de roubo podem ajudar a salvar vidas e a prevenir e minimizar perdas.
• Embaixadores de segurança: envolvimento de toda a cadeia logística na denúncia de crimes e situações suspeitas.
Soluções integradas e cooperação regional
O roubo de cargas no Nordeste, assim como em outras regiões do Brasil e do mundo, é um problema complexo, crescente e com relevante impacto socioeconômico. A cooperação entre estados e empresas é de extrema importância para melhorar a segurança das operações logísticas.
“A proteção da operação logística é uma responsabilidade compartilhada e a integração de esforços é crucial para a mitigação dos riscos associados ao roubo de cargas. Os serviços especializados da ICTS Security contribuem significativamente para fortalecer a segurança e a confiabilidade das cadeias de suprimentos. Através de protocolos bem definidos, normas de segurança claras, consistentes, e tecnologia, inteligência em dados e visão holística da operação, conseguimos identificar e mitigar esses riscos”, finalizou Anderson Hoelbriegel.