A Anatel homologou 112 novos modelos de smartphones 5G em 2024. A quantidade representa um aumento de 90% em relação às 59 certificações emitidas pela agência em 2023. Isso significa que, ao longo dos últimos quatro anos, 233 dispositivos desse tipo foram homologados no Brasil – ao mesmo tempo em que o País avança para expandir a infraestrutura de conectividade móvel de quinta geração.
Vinte fabricantes, ao todo, tiveram smartphones 5G homologados pela agência em 2024. Entre elas, a que mais conseguiu certificações para esses produtos no período foi a americana Motorola (31 modelos). A sul-coreana Samsung aparece na segunda posição, com 18 celulares certificados no ano passado, seguida pela Apple (14) e a chinesa Xiaomi (8).
Apesar do número elevado de dispositivos homologados em 2024, nem todos eles chegaram às prateleiras das lojas brasileiras. A lista da Anatel contempla, por exemplo, modelos de teste.
Fonte: Brasil dobra homologações de smartphones 5G em 2024 | TELETIME News