Foram 602 casos no ano passado, segundo dados do governo de SP, maior marca da série histórica iniciada em 2001; pontos críticos são a ‘Curva da Onça’, na Serra do Mar, e o bairro da Alemoa, em Santos
O roubo de carga na região da Baixada Santista, onde está localizado o maior porto da América Latina e responsável por um quarto do comércio exterior do Brasil, deu um salto no ano passado. A maioria das cargas era transportada em caminhões que transitavam pelas rodovias da região ou aguardavam nas proximidades do Porto de Santos para embarcar ou desembarcar mercadorias.
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Entre janeiro e dezembro de 2023, foram 602 registros de roubo de carga na Baixada Santista, segundo dados do site da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), que abrange 24 municípios da região. É um volume 156% maior comparado ao ano anterior. Também é a maior marca de ocorrências em mais de 20 anos, desde o início da série histórica, em 2001.
O roubo de carga nas cidades da Baixada iniciou este ano também em alta. Em janeiro, foram registradas 36 ocorrências, ante 31 no mesmo mês de 2023. É o maior resultado para um mês de janeiro desde 2019, quando houve 40 roubos de carga, apontam os dados oficiais.
A SSP-SP diz, por meio de nota, que está ciente dos indicadores da Baixada Santista e tem concentrado esforços para combater essa modalidade criminosa.
“A região tem características sazonais e geográficas únicas, que influenciam nos indicadores criminais, além de sediar o maior complexo portuário da América Latina. Mesmo assim, as forças de segurança têm atuado integradas, com uso de inteligência e tecnologia, para combater os roubos de carga.” A Pasta alega que, nas três principais cidades da região (Santos, São Vicente e Guarujá), houve queda de cinco ocorrências no primeiro mês deste ano, em comparação com janeiro de 2023.
No entanto, um estudo da consultoria ICTS Security, feito a pedido do Estadão, a partir dos dados oficiais da SSP-SP, mas com um recorte das cidades mais importantes da região, aponta uma taxa de crescimento ainda maior do roubo de cargas na Baixada Santista no último ano: 268,3%. Em 2023, foram 523 ocorrências de roubos de carga na cadeia logística, ante 142 em 2022.
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