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Empresa Motiva vence leilão da BR-163 e retoma concessão da principal rodovia de MS

O leilão da BR-163, realizado nesta quinta-feira (22), manteve sob a mesma administração a principal rodovia de Mato Grosso do Sul. A empresa Motiva, anteriormente chamada CCR MSVia, venceu o processo de repactuação do contrato de concessão, conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes.

Desde 2014, a CCR MSVia era responsável pela administração da rodovia, tendo assumido o compromisso de duplicar quase todo o trecho da BR-163 em território sul-mato-grossense. No entanto, menos de 18% da meta foi cumprida: apenas 150 quilômetros foram efetivamente duplicados.

Em 2019, diante das dificuldades de cumprir o contrato, a concessionária chegou a propor a devolução amigável da concessão — proposta que não foi formalizada. Em 2024, uma nova negociação entre a ANTT e o Ministério dos Transportes levou à repactuação do contrato, culminando no leilão desta semana.

O novo contrato prevê a concessão de um trecho de 847 quilômetros que cruza todo o estado, essencial para o escoamento da produção agroindustrial sul-mato-grossense. Estão previstos investimentos de R$ 16,59 bilhões ao longo de 29 anos, abrangendo obras de duplicação, faixas adicionais, contornos e melhorias operacionais.

A ANTT informou que a tarifa de pedágio poderá ser reajustada, mas apenas após a conclusão de obras e ao final do período de transição da concessão, que durará três anos. Os reajustes permitidos serão os seguintes:

  • Duplicação – acréscimo de 30% na tarifa;
  • Faixa adicional em pista simples – acréscimo de 15%;
  • Uma faixa adicional em pista dupla – acréscimo de 5%;
  • Duas faixas adicionais em pista dupla – acréscimo de 10%.

As obras previstas no contrato incluem:

  • 203 km de duplicações;
  • 170 km de faixas adicionais;
  • 467 km de acostamentos;
  • 44 passarelas para pedestres.

Em Campo Grande, está prevista a duplicação do trecho urbano entre a rotatória de saída para São Paulo e a saída para Cuiabá, no bairro Nova Lima (km 466 ao km 490). A obra deverá ser executada no quinto ano da nova concessão. O novo contrato terá vigência até 2054.

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