A Semana da Mobilidade 2017, realizada do dia 18 a 25 de setembro pela Secretaria de Mobilidade e Transportes – SMT, pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, pela São Paulo Transporte – SPTrans e pela Prefeitura de São Paulo, teve como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os deslocamentos do dia a dia e convidar os cidadãos para experimentar novas maneiras de se locomover, de compartilhar modais e de praticar a integração entre estes meios.

 

O SETCESP, que tem como uma das suas principais bandeiras a Mobilidade Urbana, participou da campanha promovendo ações que convidaram a população a refletir sobre a movimentação de cargas na cidade. A entidade acredita na logística de carga como aliada da Mobilidade Urbana e defendeu durante toda a campanha a utilização do VUC – Veículo Urbano de Cargas nas entregas nos centros urbanos.

 

O VUC, caminhão especialmente projetado para circular dentro das cidades, com 7,20m, medida padrão na cidade de São Paulo, tem a capacidade de transportar 3,5 toneladas de cargas, já um veículo utilitário com 4,3m carrega apenas 0,65 toneladas, ou seja, um VUC sozinho tem a capacidade de transportar o mesmo que 5 veículos utilitários.

 

A utilização do VUC significa menos trânsito para todos e maior produtividade para as transportadoras, já que o setor movimenta toda a economia nacional transportando mais de 60% de toda a carga que transita no país, e é através dele que as residências, hospitais, escolas, supermercados e restaurantes são abastecidos diariamente.

 

O SETCESP acredita é que necessário priorizar os pedestres, depois o transporte coletivo das pessoas e, na sequência o transporte coletivo de cargas, só assim será possível resolver o grande entrave à qualidade de vida da população brasileira que é a mobilidade urbana. -o-

origem: http://www.setcesp.org.br/noticias-visualizar/ver/27680


Publicado em 22 de Setembro de 2017 – 04:01 horas / SETCESP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *