Certificação

O que é Selo?


Como Funciona?


Fluxo de Atividades


O Que é Instituto Totum?


Requisitos


Declaração de Aceite Gerenciadoras


 

O Que é Selo?

 

O número de empresas que realizam o serviço de gerenciamento de riscos, monitoramento e rastreamento de veículos cresceu cerca de 40% entre 2004 e 2006. Preocupada com a qualidade dos serviços e a multiplicação de empresas no setor, a GRISTEC tomou a iniciativa de criar um programa de auto-regulamentação, que auxiliará  os consumidores na hora de escolher uma empresa deste segmento.

A certificação consiste em um selo de qualidade, o “Selo de Identificação GRISTEC”, concedido às empresas qualificadas a trabalhar no segmento de gerenciamento e tecnologia de rastreamento e monitoramento, fazendo com que o mercado brasileiro se sinta mais seguro em obter produtos e serviços de empresas certificadas. Com a certificação, o mercado poderá saber quem é quem no segmento, buscando maior transparência das atividades oferecidas.

O processo de certificação ocorrerá através de auditorias, realizadas por uma entidade independente, o Instituto Totum, por meio de requisitos definidos pelos integrantes da GRISTEC. Entre os itens de avaliação estão dados técnicos, como qualidade dos equipamentos de telecomunicação, recursos de tecnologia, qualificação dos funcionários e também a parte de documentação legalizada e atualizada da empresa.

Veja aqui o Regulamento de Utilização do Selo Gristec

 

Como Funciona?

 O Selo de Identificação GRISTEC é classificado em: Selo de Identificação GRISTEC Gerenciadora e Selo de Identificação Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento. 

Fluxo de Atividades

O fluxo operacional para obtenção do Selo de Identificação GRISTEC segue o roteiro abaixo:

O tempo para obtenção do Selo depende da estrutura da empresa (existência de filiais, nº de clientes, estrutura, etc), levando-se em média 20 dias para conclusão do processo.

1. Gerenciadora de Risco / Empresa de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento se associa à GRISTEC e decide aderir ao Programa de Certificação;

2. Instituto Totum recebe adesão formal e fornece orientações do programa e questionário preliminar (inicia a fase de sigilo);

3. Empresa preenche a auto-avaliação e indica disposição para realização das auditorias / testes;

4. Instituto Totum realiza auditoria nas instalações (em caso de Gerenciadora de Risco) ou testes de campo junto ao Laboratório Homologado e Cliente da empresa (em caso de empresas de Tecnologia) e informa parecer à empresa;

5. Instituto Totum consolida informações das auditorias / testes, e envia os resultados codificados à Comissão de Certificação, responsável pela deliberação do Selo;

6. Após aprovação pela Comissão de Certificação, Selo é concedido à empresa;

7. GRISTEC divulga os resultados das empresas certificadas no site da associação.

O Que é Instituto Totum?

O Instituto Totum tem como objetivo fornecer às empresas, associações e cadeias de negócio soluções modernas e em sintonia com as tendências mundiais. Formado por profissionais com grande experiência e altamente qualificados, o Instituto Totum é uma Certificadora acreditada pelo INMETRO (registro nº OCS 0038).

Os focos de atuação do Instituto Totum são:

– Associações: os setores econômicos e associações de empresas desejam mecanismos válidos de auto-proteção, legitimidade frente ao mercado e comunidade, aumento do mercado e ganhos econômicos de seus clientes e associados.

– Grandes Usuários ou Grandes Compradores: as organizações que adquirem serviços ou produtos em grandes volumes desejam garantia da qualidade dos fornecimentos e uniformidade dos produtos e serviços prestados pelos vários fornecedores.

– Grandes Produtores ou Empresas: as organizações fabricantes de produtos ou fornecedoras de serviço desejam que o mercado identifique mais valor nos seus fornecimentos, ganho de visibilidade externa e confiança atestada.

– Governo e Empresas Públicas: o governo e órgãos públicos desejam que os produtos e serviços fornecidos à sociedade representem proteção para a população, desenvolvimento de setores estratégicos e aumento de determinados mercados (internos e externos).

– Sustentabilidade Empresarial (sustentabilitas): o conceito de desenvolvimento sustentável incorpora de forma indissolúvel as dimensões econômica, social e ambiental das relações humanas e suas conseqüências sobre nosso planeta.

Requisitos

O processo para obtenção do Selo de Identificação GRISTEC ocorrerá através de auditorias, realizadas pelo Instituto Totum, por meio dos seguintes requisitos definidos pela GRISTEC:

Gerenciadoras de Risco:

1) Cadastro
2) Rastreamento
3) Elaboração de Projetos, implantação, treinamento e auditoria
4) Postos avançados, pronta-resposta, regulação do sinistro, investigação
5) Escolta
6) Segurança patrimonial
7) Infra-estrutura (instalações, energia, comunicação)
8) Seguros

Empresas de Tecnologia para Rastreamento e Monitoramento:

1) Aplicação
2) Manuais
3) Dispositivos embarcados
4) Eventos gerados pelo firmware do rastreador
5) Atualização do firmware
6) Comunicação base-veículo-base
7) Central de rastreamento
8) Disponibilidade das informações
9) Disponibilidade das informações do browser
10) Coleta das informações
11) Sistemas de contingência
12) Treinamento / reciclagem
13) Suporte técnico pós-venda software e hardware
14) Assistência técnica e manutenção hardware
15) Centro técnico e garantia
16) Serviço de monitoramento
17) Suporte ao air time wireless

Empresas de Telemetria:

1) Aplicação
2) Dispositivos
3) Comunicação e Posicionamento
4) Atualização e Armazenamento de Dados
5) Variáveis Monitoradas
6) Operação e Gerenciamento
7) Instalações e Assistência Técnica

Declaração de Aceite Gerenciadoras

Selo Gristec evita custos adicionais com homologações para empresas de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento.

Além de oferecer ao mercado brasileiro um panorama do segmento de tecnologia de rastreamento e monitoramento, o selo de identificação / qualificação será aceito pelas gerenciadoras associadas à Gristec, poupando tempo e cortando custos que as empresas viriam a ter com outras homologações.

Preocupada com a qualidade dos produtos e serviços prestados pelas empresas de tecnologia de rastreamento e monitoramento, a Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento) criou, em 2006, um selo de identificação e qualificação para avaliar a transparência da empresas do segmento.

Para a obtenção do selo, as empresas interessadas terão que se associar à Gristec e, posteriormente, passar por alguns processos de avaliação realizados por uma entidade independente: o Instituto Totum.

Qualquer dúvida, nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.