A segurança que você proporciona para o transporte de cargas e veículos pode estar em risco devido ao desligamento das redes de telefonia celular 2G. Isso ocorre porque as operadoras já não estão mais investindo nesse tipo de equipamento e estão acelerando a desativação dessa tecnologia.
Além disso, a recuperação de veículos – o chamado seguro casco – também pode ser impactada, uma vez que muitos sistemas de rastreamento e localização de veículos utilizam a rede 2G para funcionar. Com a desativação iminente dessa tecnologia, os proprietários de frotas e operadores de veículos comerciais podem enfrentar desafios no monitoramento e recuperação de seus ativos em caso de roubo ou perda.
Essa situação afeta negativamente as áreas de gerenciamento de risco e de monitoramento, uma vez que muitos dispositivos utilizados para monitorar veículos e proteger cargas ainda dependem da tecnologia 2G. Ao desativar prematuramente essas redes, toda a sociedade brasileira pode ser prejudicada. Por exemplo, o roubo e furto de cargas no transporte rodoviário, que já causa um prejuízo anual estimado em 1,2 bilhão de reais, provavelmente aumentará significativamente.
Atualmente, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está conduzindo uma consulta pública para avaliar o impacto do desligamento das redes 2G nos negócios. Se você utiliza rastreadores em seus veículos ou dispositivos de prevenção de furtos/roubos de cargas baseados em 2G, é fundamental que você participe dessa consulta pública e expresse suas preocupações sobre o assunto, até o dia 2 de novembro de 2023.
A GRISTEC está atuando com um grupo de trabalho dedicado a este tema, buscando diálogo com entidades representativas do setor e do governo para mitigar esse problema e reduzir os impactos da desativação prematura do 2G. Caso contrário, isso pode resultar em uma crise nos setores de monitoramento e rastreamento de veículos e cargas, que poderia ser comparada a um verdadeiro “apagão”.
No anexo, você encontrará Carta Circular produzida especialmente para você entender melhor a transição e a importância de participarmos da Tomada de Subsídios nº 23, da ANATEL.
Esse documento serve como base para as respostas da ANATEL, porém, sugerimos que suas respostas sejam personalizadas. Além disso, nele está o passo a passo para sua participação.
Participe agora mesmo clicando no link abaixo. Lembrando que o prazo se encerra em 2 de novembro de 2023.