Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento

NOTÍCIAS

Por que a gestão humana deve ser prioridade nas empresas de gerenciamento de riscos?

Por Bruna Medeiros, Presidente da GRISTEC*

Em um mercado dinâmico como o de gerenciamento de riscos e rastreamento, onde tecnologias avançadas e inovações são fundamentais, é fácil se perder em meio a tantas soluções e operações técnicas. No entanto, é fundamental lembrar que, por trás de cada tecnologia, há uma equipe de profissionais, cada um com suas habilidades únicas, motivações e aspirações. É nesse contexto que destaco a importância do diferencial proporcionado pela cultura organizacional e pela gestão humana nas empresas que atuam nesse setor.

Inspirar Pessoas Além de Trabalhar com Elas

Trabalhar com as pessoas vai além da mera interação profissional. Envolve entender suas necessidades, motivá-las e inspirá-las a atingir seu máximo potencial. No ambiente de gerenciamento de riscos, por exemplo, onde a colaboração é essencial, cultivar uma cultura que valorize a diversidade de ideias e promova um senso de propósito comum é primordial. Mesmo porque, a verdadeira inovação muitas vezes surge da união de mentes diversas e engajadas. 

Engajamento: A Alma do Sucesso Empresarial

O engajamento dos colaboradores é a alma do sucesso empresarial, especialmente em setores desafiadores como o de gerenciamento de riscos e rastreamento. Quando as equipes se sentem valorizadas, compreendidas e motivadas, estão mais propensas a enfrentar desafios com resiliência e a contribuir para soluções inovadoras. Uma liderança centrada nas pessoas não apenas identifica as habilidades individuais, mas também incentiva a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional.

Inclusive, são aqueles que estão na linha de frente, em contato com a realidade do dia a dia e as necessidades do cliente que podem identificar oportunidades de melhoria e, assim, conduzir um processo transformador de melhoria contínua. Sem o engajamento, esse processo fica estagnado e até comprometido, contribuindo para o engessamento nos processos de inovação que dependem de pessoas.

O Papel Transformador da Cultura Organizacional

A cultura organizacional é um fator determinante no sucesso de uma empresa. Ela cria um ambiente que não apenas permite, mas estimula a colaboração e a criatividade. No contexto do gerenciamento de riscos, onde a prevenção é chave, uma cultura que promove a comunicação aberta e o compartilhamento de conhecimento pode ser a diferença entre a detecção antecipada e a reação a uma crise.

Valorizando o Humano em um Mundo Tecnológico

Com tanta tecnologia, é fácil se perder em meio a algoritmos e dados. No entanto, nunca devemos subestimar o poder humano. Nas empresas de gerenciamento de riscos, onde a confiança é vital, a construção de relacionamentos sólidos e a empatia são o grande diferencial. Inclusive, sempre destaco que a tecnologia é uma ferramenta valiosa, mas são as pessoas que a utilizam que realmente fazem a diferença.

Pessoas Impulsionam a Inovação e o Sucesso Sustentável

Diante desse cenário, a cultura organizacional e a gestão humana não são apenas aspectos secundários em empresas de gerenciamento de riscos e rastreamento; são fundamentais para o sucesso sustentável. Valorizar as pessoas, inspirar equipes e criar um ambiente de trabalho que promova o crescimento profissional e pessoal são investimentos inestimáveis. No final das contas, são as pessoas que realmente impulsionam a inovação e garantem o sucesso, não só em nosso, mas em todos os mercados.

Bruna Medeiros

Presidente da GRISTEC

Sobre Bruna Medeiros, Presidente da GRISTEChttps://www.linkedin.com/in/bruna-medeiros-6948b22b/: Desde 2008 na Trans Sat Gerenciamento de Risco, em São José do Rio Preto, empresa criada por sua mãe, Rosângela Medeiros, em 2000. 

No decorrer dos anos, Bruna passou por todas as áreas da empresa, o que trouxe muito conhecimento sobre as necessidades do mercado brasileiro de transporte de cargas e logística e, principalmente, sobre gerenciamento de riscos e seus desafios.

Assim, com o desejo de tornar o segmento mais forte e contribuir com a organização do setor para um mercado mais equilibrado e justo, Bruna passou a parte da GRISTEC, como Diretora de Gerenciamento de Riscos.

Em 2021, foi eleita presidente da entidade, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua do setor como um todo, sempre com foco em contribuir para o desenvolvimento e segurança de nosso país.

Sobre a GRISTEC: A GRISTEC, Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, é uma entidade patronal, fundada em 2005. Reúne empresas do setor de gerenciamento de riscos, rastreamento e telemetria, em todo o Brasil.

logo-gristec-branco.png

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre os últimas novidades do setor. Você pode se descadastrar a qualquer momento, clicando no link de descadastramento no rodapé do e-mail.

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

SOCIAL

Siga a GRISTEC nas redes sociais

Copyright © 2023 | GRISTEC – Tel.: (11) 3807-3397 – E-mail: contato@gristec.com.br