Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento

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PL 1015/2024 – Qual será o impacto no gerenciamento de riscos?

No cenário complexo da logística e do transporte de cargas, a segurança e a eficiência são pilares fundamentais para o sucesso das operações. É nesse contexto que o Projeto de Lei No 1015/2024, proposto pelo Deputado Felipe Saliba, emerge como um ponto crucial de debate para nosso setor.

O referido projeto, que visa modificar a Lei 11442/2007, traz obrigações importantes para as gerenciadoras de risco e seguradoras no que diz respeito à análise de perfil de risco dos motoristas e ajudantes envolvidos no transporte de cargas.

Uma das principais alterações propostas é a necessidade de transparência por parte das empresas, pois o projeto de lei exige que as empresas de gerenciamento de risco e seguradoras forneçam aos motoristas e ajudantes um relatório detalhado caso seu perfil não seja adequado para o transporte de cargas. Isso aumenta a transparência e permite que os profissionais entendam os critérios utilizados na avaliação de seu perfil.

O projeto de lei garante a privacidade das informações pessoais dos motoristas e ajudantes, exigindo que as informações sejam fornecidas apenas ao profissional sob análise e mantidas em sigilo em relação a qualquer outra pessoa ou entidade.

Neste momento, a GRISTEC está engajada em colher sugestões e comentários dos associados impactados por este projeto de lei. Reconhecemos a importância de estabelecer regulamentações claras e operacionais, que garantam tanto a segurança das operações, dentro das exigências normais que foram construídas dentro do ecossistema do seguro do transporte, quanto a proteção dos direitos dos motoristas.

No entanto, é crucial que as regulamentações decorrentes desse projeto abordem não apenas os aspectos conceituais, mas também os detalhes operacionais que impactam diretamente o dia a dia das empresas do setor. A implementação deste projeto de lei pode, por exemplo, resultar em custos administrativos adicionais para as empresas de gerenciamento de risco e de análise de perfil de motoristas, pois elas precisarão preparar e fornecer relatórios detalhados para cada motorista e ajudante avaliado e o custo desse novo tipo de consulta não está contemplado na operação atual de nenhuma empresa.

Por isso, convocamos todos os associados impactados a participarem ativamente desse debate, enviando suas sugestões e contribuições.

Nossa meta é assegurar que, caso o PL 1015/2024 seja aprovado, suas repercussões sejam positivas para o segmento de transporte e logística e para as operações de nossos associados. Precisamos garantir que as medidas adotadas sejam assertivas e positivas a todos os envolvidos e para a sociedade como um todo.

Unidos, podemos construir um futuro mais sólido e sustentável para o setor de logística e transporte no Brasil.

Sobre Bruna Medeiros, Presidente da GRISTEC: Desde 2008 na Trans Sat Gerenciamento de Risco, em São José do Rio Preto, empresa criada por sua mãe, Rosângela Medeiros, em 2000. 

No decorrer dos anos, Bruna passou por todas as áreas da empresa, o que trouxe muito conhecimento sobre as necessidades do mercado brasileiro de transporte de cargas e logística e, principalmente, sobre gerenciamento de riscos e seus desafios.

Assim, com o desejo de tornar o segmento mais forte e contribuir com a organização do setor para um mercado mais equilibrado e justo, Bruna passou a parte da GRISTEC, como Diretora de Gerenciamento de Riscos.

Em 2021, foi eleita presidente da entidade, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua do setor como um todo, sempre com foco em contribuir para o desenvolvimento e segurança de nosso país.

Sobre a GRISTEC: A GRISTEC, Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, é uma entidade patronal, fundada em 2005. Reúne empresas do setor de gerenciamento de riscos, rastreamento e telemetria, em todo o Brasil.

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