Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento

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Como o levantamento e a análise de dados podem melhorar a gestão do motorista?

Soluções tecnológicas que usam a Inteligência Artificial, telemetria e câmeras conseguem apontar indicadores valiosos

Uma direção segura evita multas e acidentes, assim também, uma direção econômica diminui o consumo de diesel e a manutenção das peças. Unir segurança e economia inclui respeitar limites de velocidade, manter distância segura de outros veículos, evitar freadas bruscas e ter atenção às condições da estrada e do tráfego.

Para garantir um bom desempenho na condução de todos os veículos da frota, as transportadoras precisam fazer o gerenciamento das viagens e de seu motorista profissional, e mesmo que sejam muitos aspectos a serem observados, com o auxílio da tecnologia e da IA (Inteligência Artificial) tudo pode ser analisado e avaliado de forma muito prática. São módulos, softwares, câmeras, sensores, rastreadores que combinados geram informações valiosas.

A presidente da GRISTEC (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), Bruna Medeiros, destaca que os dados colhidos viram relatórios com os quais os gestores identificam tendências, monitoram o desempenho em tempo real e, o mais importante, tomam decisões embasadas em informações.

“A sinergia entre Business Intelligence (BI) e a telemetria oferece dados a transportadores e embarcadores. Enquanto a telemetria avançada possibilita a coleta de informações em tempo real de diversos dispositivos embarcados, a Business Intelligence os transforma em análises estratégicas”, explica.

Economia de combustível

Rafael Ferrari, diretor de marketing da Omnilink, empresa que oferece uma gama de soluções para a gestão de frota, conta que ao monitorar o comportamento de direção e o desempenho do veículo, é possível identificar e corrigir práticas que resultam em desperdício de combustível, contribuindo para uma economia significativa.

“Dados sobre velocidade, frenagem brusca e acelerações excessivas permitem intervenções proativas, promovendo uma direção mais eficiente, fora a isso, a análise contínua do estado do veículo permite a manutenção preventiva, evitando reparos emergenciais e prolongando a vida útil dos equipamentos”, indica o diretor.

Direção segura

Ferrari destaca ainda que a telemetria, combinada ao uso de câmeras inteligentes que monitoram em tempo real o comportamento do motorista, são capazes de identificar sinais de fadiga ou distração, emitindo alerta para prevenir acidentes.

Para Sérgio Fuhrmann, gerente comercial da Gobrax, as câmeras já são um item que se popularizou, tanto na parte interna como externa do veículo. “É um produto que traz a visão da condução para o gestor e o motorista. Assim, é possível se orientar quanto às melhores práticas e identificar pontos de melhoria”.

Ambos os executivos relatam que suas empresas, com o uso da IA, disponibilizam por meio de aplicativos intuitivos, as análises com as quais o gestor pode fazer sua autogestão na palma da mão.

Ferrari apresenta as soluções da Omnilink: “temos à disposição uma plataforma que utiliza diversos canais de comunicação, incluindo telefone, WhatsApp, Telegram, SMS e e-mail. É possível fazer rapidamente uma consulta, aumentando a eficiência e produtividade”.

“Atuamos para extrair todas as informações por meio da câmera e do módulo do veículo. Nossa plataforma tem um algoritmo que trabalha todos esses dados em um dashboard, dinâmico, interativo, de fácil entendimento”, diz Fuhrmann por sua vez.

Recorrer a esses tipos de soluções permite ao gestor de frotas um controle operacional e um acompanhamento próximo de seu motorista profissional, podendo se antecipar sobre eventos que podem comprometer em algum momento a operação.

“É a partir destas informações que o gestor dará treinamentos sobre direção preventiva, criará rotas mais seguras, garantirá o cumprimento rigoroso da legislação sobre a jornada do motorista, entre outros aspectos”, confirma Medeiros.

Artigo publicado no Blog do Setcesp. Leia texto completo aqui.

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